domingo, 12 de outubro de 2014


Quando eu era criança ficava louca para assistir aos filmes de Terror! Só que morria de medo! E, claro, havia alguns problemas, tipo, meus pais diziam para não assistir...
O plano geralmente era: fingir que estava dormindo... meus pais dormiriam...
(Até porque as emissoras, por alguma “estranha razão”, costumam passar esses filmes bem tarde! – Tenho a suspeita que um dos motivos seja para as crianças não assistirem) levantava escondida... ligava a TV bem baixinho... e “zás” – filme de Terror!


Muitas vezes o plano falhava logo na primeira parte! Até porque quando, já tarde da noite, e a gente – criança – fica deitada de olhos fechados, fingindo que está dormindo, acaba dormindo de verdade!
Mas, às vezes, eu conseguia... ¬¬ “Acho que já estão dormindo!”.
Ligava a TV com o volume bem baixinho...
Poderia faltar muito ainda para o filme começar... e novamente o risco de dormir... mas vencida também essa etapa... Finalmente – o filme de Terror!
Geralmente não acontece nada demais logo no início de um filme de terror... mostra a rotina da vizinhança... ou alguns amigos conversando... enfim, nada que assuste... Só que eu já estava com medo, porque sabia que logo algum monstro terrível e assustador iria aparecer... e lá estava eu morrendo de medo... o medo ia tomando conta, tomando conta... Começava a olhar em volta de onde eu estava... e logo estava imaginando todos os seres monstruosos... tais como vampiros e lobisomens (naquela época os vampiros eram assustadores, não eram bonzinhos, nem brilhavam na luz, feito a fada sininho – o mesmo com os lobisomens) ou todos os serial killers escondidos atrás da cortina...
(E eu descobria que outra razão para o horário é que à noite dá mais medo!).
Então eu acabava com tanto medo que fugia para o lugar mais seguro – Longe da Televisão! O “medão” nem demorava muito... a maioria das vezes bastava aparecer o título do filme em letras ensanguentadas para eu sair correndo!

Depois da fuga resolvia que não iria assistir – era muito aterrorizante... Só que... a TV ainda estava ligada...
Agora eu estava no corredor, encostada à parede, criando coragem para ir até a TV (ou onde tinha deixado o controle remoto)... “Tenho que desligar! Vai aparecer! =|”.
Depois de ensaiar mentalmente... lá ia eu... passos cuidadosos (seriam medrosos?)... estava chegando perto da TV... evitando ver o que passava na tela... quase lá... Mas se aproximar da TV sem olhar para a tela só evita as imagens... e não os sons – um barulho estranho no filme – Nova fuga em disparada... D=
Não dava pra desligar a TV... Eu iria levar bronca, mas não tinha outro jeito! E logo estava eu cutucando meu pai para ele acordar “Pai, pai, pai...”.
Você pode imaginar a “cara amassada” e a expressão de “que diabos você está fazendo aqui?”.
- “Pode desligar a TV pra mim?”.

Mas havia um programa que eu amava, era “Terror para crianças” e tenho muita saudade dele! Às vezes vejo alguns episódios na Internet: “O Clube do Terror” – ou, no original “Are you Afraid of the Dark?”.

A série gira em torno de um grupo de adolescentes, que se juntam para contar várias histórias de terror. A cada semana, num local secreto na floresta, um membro conta uma história de terror ao grupo, a qual é mostrada ao telespectador, Cada narrador começa a sua história dizendo "Submeto à aprovação do clube do terror" – momento no qual atira pedaços de cortiça para a fogueira, aumentando a intensidade das chamas e produzindo um estranho e assustador fumo branco. O contador anuncia então o título da história: "O Conto do…". (Wikipédia).

Outro “Terror para crianças – e adolescentes” que eu adorava eram os livros “Goosebumps” de autoria de R.L. Stine. Os livros da série tem a característica de envolver crianças ou adolescentes em situações assustadoras.

Filmes de Terror (adulto) com crianças na trama...

Hoje provavelmente vários blogs que trazem histórias de terror estão falando de filmes de Terror (adulto), envolvendo crianças na trama... Em minha opinião não pode faltar os seguintes filmes do mestre do Terror – Stephen King: “Cemitério Maldito”, com o fofíssimo Gage; “Colheita Maldita”, com o malvado Issac; “O Iluminado”, com Danny (agora já adulto em “Doutor Sono”, novo livro de King) – o filme de 1980 do diretor Kubrick, com Nicholson como Jack Torrance, é clássico. Mas eu indicaria a regravação de 1997 (Não atire pedras em mim!), dirigido pelo próprio Stephen King, a versão de 1997 é mais fiel ao livro, mais detalhada em suas mais de 4 horas de duração e apresenta uma Wendy (a mãe de Danny) menos apática... Outra obra-prima de King, que indico é “It”! Li que será gravado um remake do filme, mas acho que dificilmente outro ator será tão legal quanto Tim Curry no papel do palhaço Pennywise.

“It”Sinopse (Wikipédia): Derry, no Maine, é uma pacata cidade que foi aterrorizada 30 anos atrás por um ser conhecido como "A Coisa". Suas vítimas eram crianças, sendo que se apresentava na maioria das vezes como o palhaço Pennywise. Com esta forma ele reaparece, 30 anos depois. Quem sente sua presença é Michael Hanlon, um bibliotecário e único de um grupo de sete amigos que continuou morando em Derry. Assim ele liga para os demais amigos, pois todos os sete quando jovens viram "A Coisa" e juraram combatê-la, caso surgisse outra vez. Porém este juramento pode custar suas vidas.

Deixando o Terror e partindo para o Drama... Gosto muito de “Conta Comigo” (Stand by me) – filme de 1986, baseado no conto “O Corpo” de Stephen King. 

Sinopse (Wikipédia): Gordie Lachance é um escritor que recorda de um acontecimento pessoal no verão de 1959, quando tinha doze anos. Vivia numa pequena cidade do estado americano do Oregon e possuía três amigos que em certo dia saem juntos em busca do corpo de um adolescente que estava desaparecido na mata há mais de três dias.

Feliz Dia das Crianças!
...beijinhos***


5 comentários:

  1. Boa tarde querida Aline..
    falando em filmes de terror eu sempre lembro aquele episódio do chaves rsrs
    muito divertido..
    já olhei alguns sim.. nunca me detive muito..
    um professor que escuto disse certa vez..
    as pessoas pagam para sentir medo..
    pagam para ver filmes.. para ir numa montanha russa..
    o sentir medo libera uma substancia no nosso organismo.. e quando esta esta em demasia o medo esta em nós definitivamente.. pessoas com sindrome do panico ou coisas deste tipo..
    tu eu creio que consegue assimilar muito bem..
    existem neurotransmissores.. tipo endorfina.. cerotonina.. dopamina..
    não lembro agora qual a que baixa nosso nivel energético.. bom sempre cuidar não é..
    bjs e até sempre.. adorei a postagem

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Aline.. acabei de receber e ler teu comentário..
    obrigado pelas dicas que me passaste..
    e sim.. tu tens toda a razão.. e neste ponto o professor que ouço tb tocou.. e eu por conta do que vou vendo vou abordando os meus poemas..
    os noticiários são a maior podridão.. não resta dúvida..
    abandoei a muito a tv já..
    mil vezes assistir o chaves umas trocentas vezes rsrs
    mas realmente as vezes é bom ter umas doses de arrepios e tal..
    adoro o filme da carrie..
    acho fabuloso.. sei que devem ter outros tantos excelentes..
    outro dia vi a pegadinha no youtube da carrie... me deitei de rir.. mas quem passou pela pegadinha tava todo borrado rsrs
    grato sempre pela tua visita.. beijos meus

    ResponderExcluir
  3. “estranha razão” , "suspeita" kkk só tu mesmo.
    Esqueceste de dizer: Feliz dia da criança assombrado he he he...
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde querida Aline.. bem verdade... sobre o Stephen king ontem mesmo uma amiga me falou sobre ele..
    que ele tinha mandado suas obras a mais de 300 editoras e tinha sido rejeitado por todas e jogou todas as suas obras no lixo.. dai sua mulher pegou e levou as editoras até que o aceitaram. foi o que uma amiga me respondeu.. nunca tinha futricado na vida deste ser.. mas só a Carrie já basta rssr
    puts.. certos filmes fazem o pelo do braço subir rsrs foi assim com o sexto sentido na primeira vez que vi tempos e tempos atrás rss
    fico feliz que goste de futricar no meu blog.. as vezes estou corrido aqui.. mas quero fazer o mesmo com tuas postagens.. é tão bom quando tem alguém que nos acompanhe e deixa um comentário tri show de se ler e não comentários vazios.. como as vezes recebo.. tipo
    Isso ai Samuca... ou Legal..
    como já li srrs mas cada um é cada um né..
    beijos meus e um excelente dia Aline..
    até sempre

    ResponderExcluir
  5. Aline, fiquei impressionada em saber que você desde criança adorava filmes de terror!!!!
    Eu sempre gostei de mistério, acontecimentos estranhos me fascinam desde criança, e acaba que me rodeiam!!!!!
    os pais geralmente não gostam que as crianças assistam terror e mistério, mas acredito demais no que não é visível aos olhos humanos!!!!!
    Bjus e adorei saber de seu interessa por Terror ser desde a infância!
    Bjus e ótimo final de semana,querida!
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir