domingo, 2 de março de 2014

A Sopa de Pedra


Conversando com amigos, vez ou outra mencionei a “Sopa de Pedra”, e em todas as vezes constatei que desconheciam a história que, quando criança, ouvi do meu pai.

Acho uma história muito divertida!

Então, se você também não conhece a história da Sopa de Pedra e ficou curioso aqui está!

...beijinhos***



A Sopa de Pedra

Um mendigo bateu à porta de uma casa muito chique, onde vivia uma família muito abastada. 

“Boa tarde, Senhor! Desculpe-me incomodar! Mas será que vocês teriam algo que pudessem me dar para eu matar a fome, alguma sobra do almoço se tiver?” – perguntou o mendigo.

“Não temos nada, hoje não houve sobras!” – respondeu o homem com desdenho.

“Tudo bem! Mas se o senhor puder, então, me emprestar uma panela com água já está bom! Assim faço uma sopa de pedra com aquela pedra ali!” – disse o pedinte.

O homem ficou curioso acerca da sopa de pedra. 
Aquele mendigo seria capaz de tornar uma pedra comestível? Seria possível deixá-la macia? E mais, seria a tal sopa gostosa? 

Ansioso por descobrir o preparo de tal iguaria ímpar, o abastado foi buscar uma panela com água e a trouxe para o mendigo, que improvisou um “fogãozinho” com algumas pedras, fez um fogo com galetos e colocou a uma grande pedra na água da panela.

O abastado ficou assistindo ansioso.

“O senhor não poderia me ceder um pouco de sal? Digo, para dar uma temperadinha na sopa de pedra?” – perguntou o mendigo.

“Com certeza a pedra ficará mais saborosa se salgada!” – pensou o dono da casa que buscou sal e continuou assistindo ao preparo da sopa.

“Se tiver também uma cenoura!” – disse o mendigo.

“Carne assada fica gostosa com cenoura, a pedra deve ficar também!” – pensou o abastado, que buscou cenouras.

“Pelo cheirinho a sopa de pedra ficará ótima!” – comentou o mendigo e o abastado se entusiasmou!

“Mas se acrescentássemos batatas, talvez inhame, alguma verdura... quiçá uns pedacinhos picados de carne...” – comentou o preparador da sopa. 

O dono da casa correu à dispensa e voltou com todos os ingredientes citados pelo pedinte.

“A sopa de pedra está quase pronta!” – comentou o mendigo para o êxtase do homem abastado! 

“Ah! Que tal uns pães para acompanhar a sopa?” – perguntou o dono da casa!

“Seria ótimo” – respondeu o cozinheiro da sopa!

“Aqui estão pães fresquinhos!” – disse o homem ao retornar.

“Ótimo! A sopa de pedra já está prontinha!” – disse o mendigo.

“E agora?” – perguntou o abastado eufórico.

“Agora é só tirar a pedra e tomar a sopa!”


3 comentários:

  1. Assim até eu topo essa sopa uai, rs
    Legal!

    ResponderExcluir
  2. Kkk Eu já conhecia esta. Vi em uma estória em quadrinhos, mas não lembro qual quando criança. Nunca esqueci do enredo, mas a revista acho que foi Tio Patinhas.

    ResponderExcluir